Na manhã desta segunda-feira (27), a Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou a Operação Galardão, que mira um grupo empresarial do setor supermercadista suspeito de sonegar cerca de R$ 65 milhões em ICMS. A ação aconteceu nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul do estado.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, além da colocação de tornozeleiras eletrônicas em dois empresários apontados como líderes do esquema. A Justiça também determinou o bloqueio dos bens dos investigados para garantir o ressarcimento ao Estado.
De acordo com as investigações, as empresas envolvidas deixavam de emitir notas fiscais, utilizavam créditos fiscais de forma indevida e forneciam informações falsas ao Fisco, reduzindo o valor do imposto devido. O grupo também adotava a prática de fechar empresas endividadas e abrir novas em nome de terceiros, repetindo o mesmo modelo de negócio, no mesmo endereço e com nomes parecidos – uma manobra para escapar das dívidas e continuar operando.
A operação foi realizada com o apoio do Ministério Público da Bahia (MPBA), Polícia Civil, DRACO, Cipfaz, além de servidores do Fisco Estadual. Ao todo, participaram da ação 6 promotores, 11 delegados, 33 policiais, 8 auditores fiscais, 6 servidores do MP e 4 policiais fazendários.
Mais informações serão apresentadas em coletiva virtual marcada para as 10h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário