quinta-feira, 31 de julho de 2025

PARTE DO BUSTO DO FUNDADOR DE ITABUNA ENCONTRADO EM FERRO VELHO

 


A Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou em um ferro velho o busto do Comendador Firmino Alves (1852-1941), fundador de Itabuna. Feita de cobre, a peça foi danificada ao ser furtada de monumento da Praça Santo Antônio. Junto com ela, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) encontrou parte das letras do nome de Firmino Alves no mesmo estabelecimento, que fica no Parque Boa Vista.

Os guardas municipais agiram rápido. O furto ocorreu na madrugada de terça-feira (29), e as peças foram recuperadas na noite do mesmo dia. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar os crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, inaugurado em 28 de julho de 1962, o monumento tem alto valor simbólico para os moradores da cidade, pela homenagem ao vulto histórico que teve papel central na emancipação política e administrativa do município.

A gestão também recordou, em nota, que o monumento da Praça Santo Antônio foi recuperado, em agosto de 2023, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), junto com a requalificação do espaço público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário