Câmeras corporais nas fardas trouxeram mais detalhes sobre a abordagem dos três políciais militares que foram condenados, na última quarta-feira (12), por roubar torcedores do Vitória, no bairro do Barbalho, em Salvador. O crime aconteceu no dia 1º de fevereiro deste ano. As imagens mostram a conduta ilícita dos agentes, que ameaçaram um grupo de cinco jovens e exigiram que eles formatassem os celulares.
O vídeo foi trazido durante reportagem do programa Bahia Meio Dia, da TV Globo. Os três PMs condenados são os sargentos Joseval Silva Santos e Pedro Fabiano Soares Batista, e o soldado Carlos Geraldo de Jesus Almeida Júnior. Eles são acusados pelo roubo dos celulares, agressão e ameaça contra o grupo. A situação aconteceu na Praça Nossa Senhora de Lourdes.
Os agentes questionam as vítimas sobre armas de fogo. Em um momento, um dos sargentos chega a desferir um tapa nas costas de um dos jovens rendidos. Eles também exigem que os torcedores entreguem os celulares e apaguem as informações presentes nos aparelhos. Vale destacar que no momento em que pede os celulares, o sargento cobre a câmera que usava e apenas o áudio pode ser escutado.
A imagem ficou sem aparecer por cerca de 20 minutos e só voltou a ser registrada quando os policiais militares já estavam de volta à viatura. Joseval Silva Santos foi condenado a 12 anos, dois meses e seis dias de prisão, Pedro Fabiano Soares Batista a nove anos, oito meses e seis dias e Carlos Geraldo de Jesus Almeida Júnior a seis anos, sete meses e dezessete dias, este último em regime semiaberto. Todos também perderam o cargo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário