sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

EX COMANDANTE DO 15º BPM MORRE EM ACIDENTE DE CARRO

 


A Polícia Militar da Bahia e a região sul do estado estão em luto. Na noite desta quinta-feira (08), um trágico acidente automobilístico na BA-263 tirou a vida do Coronel Inácio Paz Lira Júnior, de 64 anos. O oficial da reserva, que deixou um legado de humanismo e competência, teve uma passagem marcante como comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar em Itabuna.


O acidente ocorreu por volta das 20h, no trecho entre as cidades de Itapetinga e Vitória da Conquista, nas proximidades do km 25, na região conhecida como Mata Escura. O Coronel Lira Júnior conduzia um veículo de passeio que colidiu frontalmente com um caminhão boiadeiro.

No momento da colisão, a pista estava sinuosa e molhada devido às fortes chuvas que atingem a região, o que pode ter contribuído para a fatalidade. O oficial chegou a ser resgatado com vida e levado às pressas para o hospital de Itambé, mas, infelizmente, não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu pouco após dar entrada na unidade.

Natural de Guanambi, onde residia atualmente e ocupava o cargo de secretário municipal, o Coronel Lira Júnior era uma das figuras mais respeitadas da Segurança Pública na Bahia. Além de comandar o 15° BPM em Itabuna, ele fez história ao se tornar o primeiro comandante do Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-Sudoeste).

Colegas de farda e amigos o descrevem como um "comandante humanista", sempre focado na aproximação entre a polícia e a comunidade, além de ser um mentor para diversas gerações de oficiais e praças.

Devido à violência do impacto e ao trabalho das equipes de resgate, a rodovia BA-263 ficou totalmente interditada por algumas horas. Após a remoção dos veículos e a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o tráfego passou a operar em sistema de fluxo alternado até a liberação total da via na madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário