sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

GOVERNADOR NÃO CUMPRE PROMESSA E AGRICULTRA DE IREÇE ESTÁ EM RISCO

 


O agricultor Marinho Pereira, assim como outros produtores da região de Irecê, expôs em vídeo as dificuldades enfrentadas para escoar a produção agrícola. Em relato enviado ao Informe Baiano nesta sexta-feira (13/02), ele fala de perdas recorrentes e cobra uma resposta concreta dos governos do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues.


Marinho, que fez campanha intensa para o PT em 2022, disse que compartilha a situação com pesar. Segundo ele, a irrigação é essencial para a produção e a falta de estrutura tem comprometido o desenvolvimento das plantações, aumentando o risco de prejuízos.

O trabalhador também criticou a ausência de investimentos públicos. “Apesar das promessas de Jerônimo, não concretizaram ações, e a situação só tem se agravado”, declarou.

Ele fez um apelo direto ao Governo Federal e ao Banco do Nordeste para liberação de recursos. “O proprietário investiu tudo o que tinha neste lote e o capital está retido, impedindo o sustento da plantação. A perda das plantas e, consequentemente, da produção, é iminente”, afirmou.

Segundo Marinho, a agricultura familiar do Baixio de Irecê enfrenta um momento delicado e precisa de apoio urgente. “É preciso agir. Apelo ao Governo Federal e ao Banco do Nordeste que liberem os recursos devidos”, concluiu.

O projeto do Baixio de Irecê, estruturado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é uma das maiores iniciativas de irrigação do país, com 105 mil hectares de área total — sendo 48 mil irrigáveis — voltados à produção de grãos como soja, milho e feijão, além da fruticultura. Cerca de 97% da área está em Xique-Xique e 3% em Itaguaçu da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário