Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Nexus revelou que mais de 70% dos brasileiros são favoráveis ao fim da escala de trabalho 6×1 — modelo em que o trabalhador atua seis dias consecutivos e folga apenas um — desde que não haja redução salarial.
Segundo a pesquisa, o apoio à mudança cai de forma significativa quando há possibilidade de diminuição nos rendimentos. Nesse cenário, apenas 28% dos entrevistados se dizem favoráveis ao fim da jornada atual.
A discussão sobre o tema ganhou força no Congresso Nacional nesta semana, após o início da análise de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1. O texto começou a tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Antes de seguir para votação em plenário, a proposta ainda precisará ser apreciada por uma comissão especial. Por se tratar de uma PEC, a matéria deverá ser votada em dois turnos tanto na Câmara quanto no Senado para que possa ser aprovada.
A proposta reacende o debate sobre carga horária, qualidade de vida do trabalhador e impactos econômicos para empresas e setores produtivos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário